GRÁTIS

Últimas Notícias

Autoridade em Business Model Canvas estará na EXPEN 2014

 O Business Model Canvas (BMC) teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na Universidade de Lausanne, na Suíça, em 2004. Posteriormente, em 2009, com a ajuda de Yves Pigneur e de mais de 450 colaboradores ao redor do mundo, Osterwalder publicou o livro Business Model Generation. Nele, o autor apresenta o resultado de sua tese de forma visual, como uma ferramenta para que empreendedores e executivos consigam discutir e visualizar como o negócio seria executado de forma sistêmica e integrada. A ferramenta BMG se tornou muito popular entre os empreendedores, principalmente os de internet/web.

A ferramenta é indicada para organizações de todos os portes, em especial, para as nascentes e serve para empreendedores e estrategistas definirem o modelo de negócio de suas empresas e visualizá-las de forma sistêmica, integrada, rápida e visual. O sistema é útil, pois permite discutir e integrar diversas percepções sobre como a empresa pode/deve atuar, os principais elementos de cada parte e como as partes do negócio interagem.
Para fazer uma abordagem mais ampla desse assunto, estará em Chapecó nesta quinta-feira, 20, às 16 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes, uma das maiores autoridades sobre Business Model Canvas do Brasil, o professor Miguel Rivero Neto. A oficina integra a programação da Expen 2014 – Feira de Soluções Empresariais que inicia no dia 19 e se estende até o dia 21 de março. O evento é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio dos Núcleos das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Jovem Empreendedor e de Consultorias.
Miguel Rivero Neto possui formação internacional em Gerenciamento de Projetos pela Univ. of La Verne – California/USA, MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), Administração de Empresas (UFSC). É sócio-diretor e consultor da empresa VEC. Possui certificado PMP® (Project Management Professional); certificado Expert em BPM pela OMG® - Fundamental (Object ManagementGroup); certificado ITIL® (Information Technology Infrastructure Library); certificadoCobiT® (Control Objectives for Information and relatedTechnology).
Rivero Neto é administrador (UFSC) e conta com ampla experiência prática em posições-chave de gestão estratégica em empresas de médio e grande porte, além de ser responsável por mais de 250 projetos na carreira com larga experiência nas áreas de Modelagem de Negócio, Planejamento Estratégico/BalancedScorecard, Governança de Tecnologia da Informação, Marketing em empresas como Walmart, MetrôRio, Grupo Flytour, Alelo, Grupo Specto, TCE-SC, TCEDF, Intelbrás, entre outras.
A Expen 2014 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Proxsis; Unochapecó; Renova Marcas e Patentes; Unimed Chapecó; Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Prefeitura Municipal de Chapecó e SEBRAE.
A participação no evento é totalmente gratuita. O credenciamento pode ser feito pelo site www.expen.com.br. Informações podem ser obtidas no mesmo site ou pelo telefone (49) 3323 4100. As vagas para a oficina sobre Business Model Canvas são limitadas.